EPIDEMIOLOGIA VETERINÁRIA - THRUSFIELD

EPIDEMIOLOGIA VETERINÁRIA

THRUSFIELD, MICHAEL

2ª edição

Epidemiologia Veterinária, em sua segunda edição, é o estudo da doença e outros eventos relacionados à saúde em populações animais. Busca identificar as causas e os efeitos da doença, investigando as formas pelas quais a infecção é transmitida e mantida.

Portanto, é fundamental para a prevenção e controle da doença em animais de criação e estimação.
A publicação apresenta uma introdução abrangente ao papel da epidemiologia em medicina veterinária.
Os conceitos e princípios de epidemiologia são explicados com ilustrações obtidas na medicina de animais de grande e de pequeno portes e, ainda, embasados nos progresso observados em todo o mundo. A metodologia e a interpretação de pesquisas, os estudos clínicos e de observação são explorados, com ênfase nos métodos quantitativos.

Dividido em 22 capítulos: Desenvolvimento da Medicina Veterinária; Escopo da Epidemiologia; Alguns Conceitos e Princípios Epidemiológicos Gerais; Descrevendo a Ocorrência de Doenças; Determinantes da Doença; Transmissão e Manutenção da Infecção; Ecologia das Doenças; Padrões de Doença; Natureza dos Dados; Fontes de Dados; Administração dos Dados; Apresentação dos Dados Numéricos; Inquéritos; Demonstrando Associação; Estudos Observacionais; Estudos Clínicos; Teste de Diagnóstico; Epidemiologia Comparativa; Modelos; Economia das Doenças; Esquemas de Saúde e Controle e Erradicação das Doenças.

A obra é uma inestimável fonte de referência para os clínicos veterinários, administração veterinária, economistas de agricultura e membros de outras disciplinas interessadas em doenças de animais.
É também uma leitura essencial para estudantes de epidemiologia em nível de graduação e nível intermediário de pós-graduação.