PRATICAS RECOMENDADAS SOBECC - 9788562734007
Descrição do Produto
Desde a fundação da SOBECC, em 1991, nossas sucessivas diretorias sempre mantiveram o firme propósito de ampliar a atuação da entidade, de forma a disseminar as melhores práticas de Enfermagem Perioperatória de norte a sul do Brasil. Foi com esse objetivo que surgiu a idéia de elaborar e documentar recomendações para os profissionais do Bloco Operatório, assim como ocorre na Association Operation Room Nurses (AORN), que possui processos escritos e padronizados a respeito das atividades da Enfermagem no Centro Cirúrgico, na Recuperação Pós-Anestésica e no Centro de Material e Esterilização.
O desafio, entretanto, era redigir procedimentos que refletissem a realidade do Brasil, o qual foi superado com muito sucesso graças à contribuição dos sócios da SOBECC e à dedicação de um time de relatores muito experientes na prática e no ensino da Enfermagem Perioperatória. Assim nasceu, em 2000, o primeiro referencial brasileiro nessa área: as Práticas Recomendadas – SOBECC. Contudo, desde então estava claro que não bastaria apenas descrever procedimentos, mas também atualizá-los no mínimo a cada dois anos, em vista da velocidade com que os serviços de saúde incorporam novos serviços e novas tecnologias. Desse compromisso, portanto, vieram as edições subsequentes das Práticas Recomendadas – SOBECC, que culminam agora com o lançamento desta quarta edição, totalmente revisada e ampliada por um grupo de especialistas, mestres e doutores que acompanham intimamente a produção científica nacional e internacional na área de Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Pós-Anestésica e Centro de Material e Esterilização.
Mais do que ser a conquista de um grande objetivo, a quarta edição deste manual consolida o papel da SOBECC como difusora das melhores práticas no Bloco Operatório e, o mais importante, ajuda a construir uma uniformidade na prestação do cuidado e na manipulação dos artigos médico-hospitalares, de forma que o paciente cirúrgico receba uma assistência segura e mais humanizada onde quer que seja internado para a realização de um procedimento anestésico-cirúrgico. Afinal, essa é a essência do nosso trabalho. Esperamos que você aproveite bem esta publicação e faça dela seu ‘livro de cabeceira’ no Bloco Operatório.